- Área: 37393 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Ben Benschneider
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Fabricantes: Portland, Selux, Stepstone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Generosa em espaços para as pessoas viverem, trabalharem e se divertirem, a nova Estação e Praça Angle Lake consiste em um complexo de uso misto de 1 acre integrando a praça, espaços para eventos, plataformas de embarque e desembarque do VLT, espaços de comércio com bicicletários, além de mais de 3000 m² dedicados a futuros desenvolvimentos baseados nos conceitos do TOD, transit-oriented development. O complexo incluí também um estacionamento para 1150 carros, projetado para futuramente ser convertido em novos usos.
Servindo mais de 2500 passageiros diariamente, incluindo os funcionários da Alaska Airlines, empresa que emprega mais de 7500 pessoas no entorno imediato do complexo e mais de 4000 pessoas que vivem num raio aproximado de 8km da estação, a Estação Angle Lake é um importante nó de transporte para a Sound Transit, assim como este projeto, certificado pela Envision, é significativo para seu portfólio de instalações de transportes.
Inspirados pela performance 'Dance Geometry', do artista William Forsythe, na qual dançarinos conectam seus corpos ao combinar linhas no espaços que podem ser curvadas, jogadas ou de alguma forma distorcidas, começamos a pensar nas possibilidades que linhas retas podem propor, compondo uma série de movimentos e posições com pouca necessidade de transições. Essa abordagem diminui a necessidade de pensar no resultado, e foca mais em descobrir novos movimentos e transformações.
Partindo de uma superfície pautada, a fachada ondulada é formada a partir da conexão entre duas curvas com uma série de linhas retas que formam sua superfície. Cada um dos elementos de alumínio da fachada foram projetados e padronizados, buscando maior eficiência estrutural, formal e material, sem desconsiderar a facilidade em maximizar a produção, fabricação, instalação e o custo benefício. Essa técnica permitiu à equipe trabalhar com curvas e formas complexas e racionaliza-las em componentes simples e eficientemente padronizados. Toda a fachada foi instalada em menos de três semanas, sem o uso de guindastes ou equipamentos especiais.
Cada parte da volumetria do projeto é única e teve de ser geometricamente racionalizada. Em outras palavras, um fabricante deve conceber uma série de desenhos partindo da premissa que técnicas automatizadas de fabricação não estão sempre a mão. Começando a partir dos acordes de cima e de baixo, cada seguimento das curvas foram reduzidos a arcos mensuráveis, ou linhas retas padronizadas. Seguindo o processo, as linhas da superfície foram segmentadas, o que auxilia na otimização da fabricação e também na adequação aos padrões definidos pelas propriedades estruturas do material. O arquiteto providenciou análises, construabilidade e documentos digitais para fabricação direta e automática.
O complexo de uso misto com 7 acres e mais de 37000 m² foi o resultado de um concurso internacional de projetos. Consiste em uma estrutura de concreto moldado in loco e pós tensionado com sete pavimentos em uma fachada exterior que utiliza mais de 7500 painéis personalizados de alumínio azul anodizado.
Com dois pavimentos acima do solo e dois parcialmente abaixo, o projeto se aproveita da topografia inclinada. O projeto é acessado por três níveis diferentes e tem mais de 230 m² de comércio no térreo e apresenta uma área de mais de 3200 m² a oeste preparada para ser desenvolvida futuramente com projetos que respeitem os conceitos do TOD - transit-oriented development.
Como parte de um plano de transporte multimodal, a Estação Angle Lake é equipada com depósito para bicicletas com armários integrados e estantes, além de estações de recarga para veículos elétricos.
A praça pública está situada no terceiro nível, conectada diretamente com a entrada para a plataforma do VLT, o estacionamento e as ruas públicas. Esta área apresenta um espaço de embarque e desembarque, áreas de carga e uma passagem coberta da garagem para a estação. Sua conformação oferece uma conexão visual e física entre os elementos do projeto e incluí uma série de espaços expositivos para obras de arte locais. As paredes, os caminhos, a pavimentação, o plantio nativo e os recursos de captação de águas pluviais foram concebidos de modo ornamental e ajudam a envolver aqueles que passam por ali. Esses elementos criam espaços de quietude para interações sociais entre os passantes. A praça é projetada para acomodar eventos da comunidade como festivais, feiras, exposições de arte e outras atividades ao ar livre. O projeto e a localização dos maiores elementos construtivos, maximizam sua funcionalidade, sustentabilidade e estética, ao mesmo tempo que fornecem um uso eficiente do espaço.
O VLT de quase 3km fornece transporte público rápido do Aeroporto, o Seattle–Tacoma International Airport, passando pelo Rainier Valley, pelo centro da cidade de Seattle e pela Universidade de Washington.